segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hoje, 3 de setembro, às 21h... jantar de gala a bordo do Renaissance!





Toalete de Eva Klabin do estilista Jean Patou
Os jantares de gala a bordo dos luxuosos navios de cruzeiro são momentos de grande expectativa! 
Se ainda hoje representam momentos de glamour em uma viagem, em décadas passadas, quando viajar a bordo de um cruzeiro era sinônimo de exclusividade, estes jantares eram ansiosamente aguardados, ainda mais pelas mulheres, que tinham ali a oportunidade de mostrar seu charme em suas elegantes toiletes, nas jóias, que davam ainda mais brilho aos eventos, e nas peles, que não podiam faltar. O que se devia trajar a bordo vinha em recomendações precisas, garantindo o requinte e o glamour das noites al mare.

No cruzeiro musical que Eva fez a bordo do Renaissance, em setembro de 1973, foram programados quatro jantares de gala ao longo dos catorze dias de viagem. 
 
Os “jantares coloridos”, como foram chamados, pediam trajes nas cores escolhidas para cada noite. O primeiro deles aconteceu no dia 3 de setembro e foi batizado de Rouge-gorge [Pintassilgo], sugerindo todos os tons de vermelho.

Recomedações do que vestir no cruzeiro
Diner "Rouge-gorge"
Rouge éclatant, vermillon, fraise et leur dérivés*

O jornal de  bordo ainda sugeria: madame... busque entre as flores - rosas, papoulas, begônias - ou mesmo entre as frutas - morangos, framboesas, cerejas - o detalhe que vai lhe colocar no tom.

E tranquilizava... nada está perdido para aqueles que não encontrarem nada a "colher" entre seus próprios pertences. É que o "jardim" da Galeries Lafayette a bordo vendia acessórios variados nos tons adequados a cada jantar, inclusive para os homens. Flores artificiais, feitas especialmente para o cruzeiro pelo artesão que costumava fornecer para a Hermès, era apenas uma das sugestões...

[*Vermelho brilhante, encarnado, cor de morango e seus derivados]

Nenhum comentário:

Postar um comentário