terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os navios `gêmeos´ Giulio Cesare e Augustus



Eva sendo recebida a bordo do Giulio Cesare, 1967
Em janeiro de 1967, Eva embarca na primeira classe do Giulio Cesare para mais uma temporada europeia. Sua bagagem conta com nada menos do que quinze volumes. Pouco mais de quatro meses depois, a viagem de volta seria a bordo do Augustus, ‘gêmeo’ do Giulio Cesare

Muitos pares de navios ficaram famosos, mas poucos se destacaram tanto quanto a dupla Giulio Cesare e Augustus, da armadora Italia di Navigazione, com sede em Gênova. Segundo a imprensa da época, os dois navios constituíam “a última palavra em matéria de navegação transatlântica para passageiros, (...) prova do progresso alcançado pela construção naval italiana, marchando na vanguarda das mais bem aparelhadas do mundo”. 


Cartão-postal do Augustus (Coleção Laire José Giraud)

Fotografia do Giulio Cesare (Coleção Laire José Giraud)
 
Cada navio tinha capacidade para 1.100 passageiros, era dotado de ar-condicionado em todas as classes e de uma poderosa estação radiotelefônica pela qual os passageiros podiam se comunicar com qualquer parte do mundo de dentro do próprio camarote. 
 
O Augustus era munido de luxuosos apartamentos na primeira classe, acomodações da segunda classe melhores do que as da primeira classe de muitos navios, e terceira classe com cabines, no lugar dos grandes dormitórios coletivos. Salões e restaurantes, piscinas, cinemas, agências turística e bancária, lojas de arte, atelier fotográfico, sala de ginástica, salões de barbeiro e cabeleireiro, capela e até um pequeno hospital estavam disponíveis para os passageiros.



Lista de passageiros do Augustus, 1953
Os principais portos de escala desses navios eram Barcelona, Lisboa, Dacar, Recife, Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu e Buenos Aires; e uma viagem redonda, Gênova/Buenos Aires/Gênova, levava em média 34 dias.




Eva a bordo do Giulio Cesare, 1967
Eva cumprimenta o comandante do Augustus, 1967



Fotografia do Augustus em 1953 (Coleção Laire José Giraud)
Cartão-postal do Augustus (Coleção Laire José Giraud)
Cartão-postal do Augustus (Coleção Laire Joseé Giraud)

Menu do Giulio Cesare, dezembro de 1964 (Coleção Laire José Giraud)


Saiba mais sobre estes navios nos artigos da coluna Recordar, de Laire José Giraud





 


2 comentários:

  1. Meu Pai me levou em viagens round trip para BUE, nessa dupla Giulio Cesare e Augustus, navios sensacionais,me lembro dos cardapíos e da programçao musical apos o Jantar com jogo de bingo enquanto esperavamos o termino das duas rodadas de jantar para entao todos os passageiros desfrutar da programçao noturna que encerrava com ceia ao ar livre...mesmo para alguem na infancia momentos inesqueciveis

    ResponderExcluir