quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alcantara e Andes se encontram



No artigo Um encontro casual de transatlânticos, o colecionador Laire José Giraud fala do encontro de dois navios da Mala Real Inglesa, no Porto de Santos, em agosto de 1953.

Veja trechos do artigo:

Cartão-postal do Alcantara (coleção Laire José Giraud)
O encontro de transatlânticos de uma mesma companhia de navegação era fato corriqueiro nos áureos tempos das embarcações de passageiros. (...) Alcantara e Andes, de bandeira britânica, da Mala Real (Royal Mail, em inglês), fizeram escala em Santos em 31 de agosto de 1953 (...) O Alcantara rumava para o Prata. O Andes atracou na Cidade, procedente de Buenos Aires, na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai, com destino ao Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), Salvador, na Bahia, Las Palmas, ilha espanhola no meio do Atlântico, Lisboa (Portugal), Cherbourg (França) e Southampton (Inglaterra).
Os dois navios de passageiros deixaram o Porto um atrás do outro, ao entardecer daquele dia de inverno – a três semanas da primavera!  

Cartão-postal do Andes (coleção Laire José Giraud)
Naqueles românticos tempos dos transatlânticos – quando o avião ainda não havia conquistado espaço na cabeça dos viajantes – o clima era sempre de emoção, na despedida!
No entardecer de 31 de agosto de 1953, durante a saída dos dois transatlânticos, houve a tradicional troca de saudações, por meio de apitos, emocionando os que assistiam à partida...

Mais adiante, na segunda parte do artigo, Laire enumera alguns passageiros que viajaram nestes navios, entre eles Eva Klabin.

De fato, dentre os vários navios em que Eva viajou, estão o Alcantara e o Andes. Nos dois navios, ela esteve em companhia do marido, Paulo Rapaport, advogado e jornalista austríaco com quem se casou em 1933. No verso de uma das fotografia do casal, da década de 1930, Eva escreveu em alemão: “Paul and ich an bord der Alcantara (Paulo e eu a bordo do Alcantara). 

Já na década de 1950, o casal viajou no Andes e em várias malas do casal é possível ver afixadas as belas etiquetas de bagagem deste navio, impressas na Inglaterra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário