terça-feira, 2 de outubro de 2012

RMS Caronia, "The Green Goddess"



O RMS Caronia,* da Cunard Line, era o maior navio inglês do pós-guerra, comportando 932 passageiros – 581 na primeira classe e 351 na segunda. Seu casco, pintado em diferentes tons de verde, dava-lhe um aspecto único. Carinhosamente apelidado de Green Goddess (Deusa verde), era também conhecido como o “navio dos milionários”. É que o Caronia cruzava o Atlântico apenas nos meses de alta temporada do verão. No resto do ano, dedicava-se a longos e luxuosos cruzeiros: no inverno, à volta ao mundo ou aos mares do Sul; na primavera, ao Mediterrâneo e ao mar Negro; no verão, à Escandinávia; e, no outono, outra vez ao Mediterrâneo. 

Cartão-postal do RMS Caronia, impresso na Inglaterra (Coleção Sadi S. Levy)
   Em 1960, Eva embarcou no Caronia para um Great World Cruise, tendo cruzado a Linha internacional de mudança de data, ou a Linha Mágica, em 19 de abril. Na travessia do oceano Pacífico, a passagem por essa linha imaginária é um momento muito especial que implica uma mudança de data obrigatória. Ao cruzar a linha de data de leste para oeste soma-se um dia e ao passar de oeste para leste subtrai-se um dia no calendário. Geralmente os passageiros recebem um diploma para celebrar esta passagem. O que Eva recebeu a bordo do Caronia diz:













Eu, Regente do Meridiano 180 e Guardião do Tempo, através deste atesto que o Navio de Cruzeiro CARONIA é digno de cruzar esta Linha mágica, domínio das Estrelas, da Lua, dos Ventos e das Águas, onde o Sol dá partida a cada novo dia.
É por meio deste decreto que hoje, 19 de abril de 1960, a Srta. Eva Klabin Rapaport pode continuar seu caminho pelo Oceano Pacífico, mas não sem perder ou ganhar um dia inteiro no calendário, conforme batem as asas do tempo. Hoje vira Amanhã na viagem de leste para oeste, e volta a ser Ontem na viagem de oeste para leste.

Outorgado sob meu Selo e minha Foice,
Cronos, Deus do Tempo

Como testemunhas, o Comandante e o Diretor de Cruzeiros


Eva, sentada ao fundo, a bordo do RMS Caronia, 1960

Cartão-postal do Caronia (Coleção Laire José Giraud)
 *RMS é a abreviação de RoyalMail ship ou Royal Mail steamer (navio, ou vapor, do Correio Real), prefixo usado em navios britânicos contratados para transportar correio. No Brasil era conhecida como Mala Real Inglesa (saiba mais).
 
Detalhe do papel de carta do navio
 
Folder do cruzeiro de volta ao mundo realizado por Eva Klabin em 1960
 

Nome de Eva Klabin na lista de passageiros do cruzeiro de 1960


Itinerário do cruzeiro, 1960


Leia mais sobre o Caronia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário